Para este volume 3, Kistemann Jr. e Giordano selecionaram uma série de trabalhos com ênfase na Educação Financeira escolar e suas intersecções com a Matemática Financeira, a Educação Crítica, a Educação Estatística, as Tecnologias Digitais, a Economia, etc.

Diversas propostas de estratégias pedagógicas são apresentadas e analisadas criticamente pelos autores, que são renomados pesquisadores da área de EF. 

Os capítulos apresentados provêm dos mais diversos centros de pesquisas de Norte a Sul do Brasil.

 

Giordano, C. C.; Pereira, F. A. & Gautério, T. S. (2023). Educação Financeira: Olhares, incertezas e possibilidades. In: Kistemann Jr. M. A.; Giordano, C. C. (Org.). Educação Financeira: olhares, incertezas e possibilidades 3. 1ed.São Paulo: Akademy, 169-192.

Resumo:

Esse artigo traz alguns dos resultados de uma pesquisa de pós-doutorado, realizada no âmbito do desenvolvimento do letramento multimidia estatístico, que buscou caracterizar as estratégias de adaptação adotadas por pesquisadores e professores, envolvidos em um processo de formação continuada colaborativa, frente às adversidades desencadeadas pela pandemia de COVID-19, na implementação do Projeto de Aprendizagem Estatístico (PAE) no modelo do Ensino Remoto Emergencial (ERE), bem como em sua transição para às aulas presenciais. Os sujeitos da pesquisa foram seis professores do Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Finais, ministrando diferentes componentes curriculares, em três escolas públicas gaúchas, unidos pelo propósito de aprimorar a sua formação, desenvolvendo projetos de aprendizagem. O material analisado em nossa pesquisa consistiu no registro de reuniões periódicas realizadas por um grupo colaborativo, onde os referidos docentes se apropriavam de teorias, técnicas e metodologias de ensino da Educação Estatística, com o apoio de pesquisadores de uma universidade pública local, nas interações entre os grupos de tutoria por meio de WhatsApp, com esses pesquisadores, professores e seus estudantes e, sobretudo, pelo registro de um grupo focal, realizado ao final desse processo. O marco teórico que amparou essa pesquisa foi a Análise Exploratória de Dados (AED). Ao final, identificamos, nas concepções manifestas pelos professores, avanços cognitivos, com maior domínio docente sobre os aspectos teóricos e metodológicos estatísticos, socioemocionais, com maior confiança e segurança na gestão do PAE, e didático-pedagógicos, com a superação de muitas dificuldades inerentes ao ERE, otimização de tempo e de recursos, bem como maior engajamento dos estudantes.

 

Giordano, C. C. ., & Silva, M. P. M. da . (2023). Adaptação do Projeto de Aprendizagem Estatístico ao contexto do Ensino Remoto Emergencial. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática15(3), 295–303. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p295-303

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar a análise das potencialidades dos Projetos de Aprendizagem em prol do Letramento Estatístico, desenvolvido no contexto de Pandemia de COVID-19, visando contribuir para a reflexão sobre o uso dessa estratégia pedagógica de modo remoto. O referencial teórico aborda assuntos relacionados à Estatística, Letramento Estatístico, Projetos de Aprendizagem e Ensino Remoto. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como descritiva num delineamento de Estudo de Caso. Os relatos que compõem o corpus desta pesquisa foram analisados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultados da análise destacam-se aspectos que emergiram com o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem e que possibilitam observar sua contribuição para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao Letramento Estatístico, bem como a mitigação dos desafios do Ensino Remoto.

GAUTÉRIO, T. S.; BRAZ, B. M. ; SILVA, M. P. M.. O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: PROJETOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DE PANDEMIA. Revista Espaço Crítico, Aparecida de Goiânia (GO), v. 2, p. 219-240, 2021.

Este livro tem como objetivo apresentar o processo de planejamento, de implementação e de pesquisa aplicada do Projeto “Letramento Multimídia Estatístico LeME: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos anos finais do Ensino Fundamental (LeME-FCC)”, realizado em escolas de Educação Básica de Rio Grande, RS, em colaboração com o Programa de Letramento Multimídia Estatístico (LeME), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) e o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar). O Projeto teve o fomento da Fundação Carlos Chagas (FCC) e da Fundação Itaú Social, por meio do Edital de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública.

 

BRANM, F. R. ; MARTINS, L. B. ; CASSOL, T. P. ; PEREIRA, F. A. . Na esteira dos Projetos de Aprendizagem Estatísticos: o duplo funcionamento das formações docente e discente na Escola Bento Gonçalves. In: PORCIÚNCULA, M.; SCHREIBER, K. P.; GIORDANO, C. C. (Org.). Letramento Multimídia Estatístico: Uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 1ed.São Paulo: Akademy, 2022, v. 1, p. 51-72.

Para este volume 2, Kistemann Jr. e Giordano selecionaram uma série de trabalhos recentes com ênfase na (mas não restrito a) educação financeira escolar. Nos capítulos deste livro, o leitor encontrará um olhar crítico às diversas propostas pedagógicas sobre o tema, abordando também as mais variadas definições utilizadas para se caracterizar tanto a educação financeira como o letramento financeiro. Os capítulos aqui apresentados provêm dos mais diversos centros de pesquisa do Brasil, incluindo a trabalhos de Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul. Adicionalmente, publica-se também neste volume algumas pesquisas de autores provenientes de México, Argentina, Peru, Chile e Espanha, que apresentam seus textos em seu idioma original.

 

GIORDANO, C. C. ; PEREIRA, F. A. ; GAUTÉRIO, T. S. . Educación Financiera, educación estadística y el proyeto de aprendizaje estadístico: un camino possible. In: KISTEMANN Jr. M. A.; GIORDANO, C. C. (Org.). Educação Financeira: olhares, incertezas e possibilidades. 1ed.São Paulo: Akademy, 2023, v. 2, p. 161-186.