• BARCAROLO, P. H.; KONFLANZ, E. CHAGAS, V. M.; GUERRA, A. A. (2024). DESVENDANDO OS VOTOS: UMA AVENTURA ESTATÍSTICA INTERATIVA. Revista Científica de Educação a Distância - Paidéi@. https://doi.org/10.5281/zenodo.12753083.


  • GAUTÉRIO, T. S.; ALMEIDA, M. S.; SILVA, E. J. A.; GIORDANO, C. C.; PORCIÚNCULA, M. (2024). AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA O LETRAMENTO ESTATÍSTICO POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Científica de Educação a Distância - Paidéi@. https://doi.org/10.5281/zenodo.12753092.


  • PEREIRA, F. A.; PALHETA, H.B.B.; SILVA, S. M. P. ;SILVA, P. J. F.; PORCIÚNCULA, M. (2024). PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA PROMOVER O LETRAMENTO ESTATÍSTICO E A ANÁLISE CRÍTICA DE INFORMAÇÕES NA ERA DIGITAL DE ESTUDANTES NA AMAZÔNIA MARAJOARA. Revista Científica de Educação a Distância - Paidéi@. https://doi.org/10.5281/zenodo.12752526.


  • MELLO, L. de S.; SILVA, K. de C.; SOUZA, B. R.; CAVALCANTI, L. R., & Silva, M. P. M. da . (2024). SEQUÊNCIA DE ENSINO E LETRAMENTO ESTATÍSTICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Revista Científica do Núcleo de Educação a Distância - Paidéi@. https://doi.org/10.5281/zenodo.13619937


  • Batisti, I., & Porciúncula, M. (2024). O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS CURRICULARES DA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO REFERENTE À EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PELOTAS. Revista Científica do Núcleo de Educação a Distância - Paidéi@. https://doi.org/10.5281/zenodo.13334243


  • GIORDANO, C. C. ., & Silva, M. P. M. da . (2023). Adaptação do Projeto de Aprendizagem Estatístico ao contexto do Ensino Remoto Emergencial. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 15(3), 295–303. Disponível em: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p295-303. Acesso em:

 

 

 

  • PALHETA, H. B. B., & Alves, F. J. C. (2023). Um experimento didático no ensino de Biologia a partir de um olhar sobre gravidez na adolescência em comunidades ribeirinhas no Marajó-PA. Revista Brasileira de Educação do Campo Brazilian Journal of Rural Education. RBEC Tocantinópolis/Brasil v. 8 e13279 10.20873/uft.rbec.e13279 2023 ISSN: 2525-4863. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13279. Acesso em:

 

  • MELLO, Leila de Souza; VOTTO, Thays Rodrigues. Projeto de Aprendizagem Estatístico nos Anos Iniciais? sim, é possível: LeME Kids. In: Mauren Porciúncula; Karla Priscila Schreiber; Cassio Giordano. (Org.). Letramento Multimídia Estatístico: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 01ed.Taubaté: Editora Akademy, 2022, v. 01, p. 101-126. Disponível em: https://loja.akademy.com.br/letramento-multimidia-estatistico. Acesso em:

 

 

  • MACHADO, J. N.; GREQUE JUNIOR, L. S. ; SANTOS, S. M. ; MARQUES, M. R. ; CAVALCANTE, H. C. . Formação inicial docente: impactos de um grupo colaborativo, com enfoque na Educação Estatística, na formação de licenciandos. In: Mauren Porciúncula; Karla Priscila Schreiber; Cassio Giordano. (Org.). Letramento Multimídia Estatístico: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 01ed.Taubaté: Editora Akademy, 2022, v. 01, p. 127-148. Disponível em: https://loja.akademy.com.br/letramento-multimidia-estatistico. Acesso em:

 

  • SCHREIBER, K. P. ; MACHADO, J. N. ; GREQUE JUNIOR, L. S. Formação continuada docente no Grupo MoSaiCo Edu: colaboração e conhecimentos docentes no contexto da Educação Estatística. In: Mauren Porciúncula; Karla Priscila Schreiber; Cassio Giordano. (Org.). Letramento Multimídia Estatístico: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 01ed.Taubaté: Editora Akademy, 2022, v. 01, p. 213-236. Disponível em: https://loja.akademy.com.br/letramento-multimidia-estatistico.. Acesso em:

 

 

  • SCHREIBER, K. P.; MACHADO, J. N.; GREQUE JR., L. da S.; PORCIÚNCULA, . M. Conhecimentos docentes: um olhar sobre a Estatística e o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no contexto escolar . Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 01, p. e202223, 2022. DOI: 10.47207/rbem.v3i01.15700. Disponível em: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15700. Acesso em:

 

  • SCHREIBER, K.; PORCIÚNCULA, M. Avaliação da aprendizagem em Estatística: conhecimentos que emergem de um grupo de formação colaborativa de professores. Revemop, v. 4, p. e202217, 28 maio 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33532/revemop.e202217. Acesso em:

 

 

  • SCHREIBER, K. P. .; PORCIÚNCULA, M. Formação colaborativa de professores: a afetividade como parte dos conhecimentos docentes para ensinar Estatística. REVEMAT - Revista Eletrônica de Matemática. Edição Especial: Pesquisa em Formação de Professores que ensinam Matemática, marc. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82038. Acesso em:

 

  • SCHREIBER, K. P. .; PORCIÚNCULA, M. FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA COLABORATIVA: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS QUE UNEM UNIVERSIDADE E ESCOLA EM PROL DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA. Educação Matemática em Revista - RS, v. 2, n. 23, 10 nov. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2023.D5. Acesso em:

 

  • GIORDANO, Cassio Cristiano; PORCIÚNCULA, Mauren. . Adaptação do Projeto de Aprendizagem Estatístico ao contexto do Ensino Remoto Emergencial. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 15, n. 3, p. 295-303, 2022. Disponível em: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/9906. Acesso em:

 

  • PEREIRA, F. A.; PORCIUNCULA, M. ; SOUZA, F. S. . Jogo da Memória dos Gráficos Estatísticos MemoryGraph: diversão e conhecimento. In: Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2023, São Paulo. Anais do IX CIBEM Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. São Paulo: Akademy, 2022. v. 1. p. 227-234. Disponível em: https://www.akademyeditora.com.br/ebook.html. Acesso em:

 

 

  • PEREIRA, F. A. A (DES)INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA NA PANDEMIA DE COVID-19: COMO ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTERPRETAM NOTÍCIAS QUE UTILIZAM RECURSOS ESTATÍSTICOS. In: XXV EBRAPEM, 2022, Campina Grande (PB), 2021. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/xxvebrapem/453693/. Acesso em:

 

 

  • GAUTÉRIO, T. S. ; PEREIRA, F. A. ; CAVALCANTE, H. C. ; GIORDANO, C. C. . A Interdisciplinaridade no LeME - FCC: uma breve análise da experiência de professores e estudantes da Educação Básica com Projetos de Aprendizagem Estatísticos. In: PORCIÚNCULA, M.; SCHREIBER, K. P.; GIORDANO, C. C. (Org.). Letramento Multimídia Estatístico:Uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 1ed.São Paulo: Akademy, 2022, v. 1, p. 175-212. Disponível em: https://loja.akademy.com.br/letramento-multimidia-estatistico. Acesso em:

 

  • PORCIÚNCULA, M. ; BATISTI, I. ; GAUTÉRIO, T. S. ; BRAZ, G. ; SCHREIBER, K. P.. As ações do Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE para a implementação do LeME em escolas de Educação Básica. In: PORCIÚNCULA, M.; SCHREIBER, K. P.; GIORDANO, C. C. (Org.). Letramento Multimídia Estatístico: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos anos finais do Ensino Fundamental. 1ed.Taubaté: Akademy, 2022, v. 1, p. 19-50. Disponível em: https://loja.akademy.com.br/letramento-multimidia-estatistico. Acesso em:

 

  • BRANM, F. R. ; MARTINS, L. B. ; CASSOL, T. P. ; PEREIRA, F. A. . Na esteira dos Projetos de Aprendizagem Estatísticos: o duplo funcionamento das formações docente e discente na Escola Bento Gonçalves. In: PORCIÚNCULA, M.; SCHREIBER, K. P.; GIORDANO, C. C. (Org.). Letramento Multimídia Estatístico: Uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 1ed.São Paulo: Akademy, 2022, v. 1, p. 51-72. Disponível em: https://loja.akademy.com.br/letramento-multimidia-estatistico. Acesso em:

 

  • GIORDANO, C. C.; PEREIRA, F. A.; SOUZA, F. dos S. El desarrollo de la alfabetización estadística de los estudiantes de secundaria brasileña: : un enfoque a través de las Estadísticas Cívicas. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 01, p. e202212, 2022. DOI: 10.47207/rbem.v3i01.15516. Disponível em: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15516. Acesso em:

 

  • PEREIRA, Fernanda Angelo et al. Um Mapa Teórico das Práticas Formativas Direcionadas aos Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 36, p. 844-864, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a11. Aesso em:

 

 

 

  • BARCAROLO, P. H. ; MACHADO, J. ; SILVA, H. G. J. ; PORCIÚNCULA, Mauren . Ludicidade e Interdisciplinaridade por meio de Projeto de Aprendizagem: um caminho ao Letramento Estatístico e formação cidadã. In: Francisco Odecio Sales. (Org.). Pesquisas em Matemática: A pesquisa como princípio educativo. 1ed.Diadema: V&V Editora, 2021, v. 1, p. 112-127. Disponível em: https://www.vveditora.com/pesqmat. Acesso em:

 

  • CAVALCANTE, H. C. ; MACHADO, J. N. ; PORCIÚNCULA, M. . A INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA VIVÊNCIA EXTENSIONISTA. In: II Simpósio On-Line da Educação, 2021, Ipanguaçu. II SIMPÓSIO ON-LINE DE EDUCAÇÃO ? Educação, resistência e novos paradigmas: diálogos e possibilidades, 2021. p. 1708-1712. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2102. Acesso em:

 

 

  • GAUTÉRIO, T. S.; SILVA, M. P. M.. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO, 14, 2021. In: XIV Encontro Gaúcho de Educação Matemática - EGEM. Anais. Pelotas (RS), 2021. v. 1. p. 1-10. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/egem2021/files/2021/07/035.pdf. Acesso em:

 

  • GAUTÉRIO, T. S.; BRAZ, B. M. ; SILVA, M. P. M.. O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: PROJETOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DE PANDEMIA. Revista Espaço Crítico, Aparecida de Goiânia (GO), v. 2, p. 219-240, 2021. Disponível em: https://revistas.ifg.edu.br/rec/article/view/1015. Acesso em:

 

  • SCHREIBER, K. P.; MACHADO, J. N.; GREQUE Jr., L. S.; PORCIÚNCULA, M. Quando professores em formação inicial compartilham práticas e conhecimentos docentes em prol do Letramento Estatístico, 14, 2021. In: Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Anais.. Pelotas (RS) Pelotas, p. 01-10, 2021. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/egem2021/files/2021/07/070.pdf. Acesso em:

 

 

  • PRISCILA SCHREIBER, K.; PORCIÚNCULA, M. Conhecimentos mobilizados por professores ao refletir sobre o percurso formativo e a prática pedagógica na perspectiva da educação estatística. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5384. Acesso em:

 

 

 

  • SCHREIBER, K. P.; VOTTO, T.; BRAZ, G.; PORCIÚNCULA, M. As contribuições do exercício da docência desde a formação inicial de professores: um estudo de caso do projeto de letramento estatístico. In: Anais do VPCT 2020 ENCONTRO INTERNACIONAL, 3, 2020, Vila Real, Portugal. Disponível em: https://vpct.utad.pt/?page_id=74. Acesso em:

 

 

  • MACHADO, J. N.; VOTTO, T. R. ; BRAZ, G. ; PORCIÚNCULA, Mauren . PROGRAMA DE LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. In: Encontro de Alfabetização Matemática do Extremo Sul GaúchoALFAMAT Sul, 2019, Rio Grande. Anais do I Encontro de Alfabetização Matemática do Extremo Sul Gaúcho, 2019. Disponivel em: https://wp.ufpel.edu.br/geemai/files/2020/02/Final-Alfamat-2020-1.pdf. Acesso em: