Conhecendo a Estatística (Estatística para Baixinhos Livro 1)
Este livro tem por objetivo desenvolver conceitos e habilidades estatísticas, com crianças a partir dos 4 anos de idade, de forma interativa e lúdica As habilidades apresentadas seguem a Base Nacional Comum Curricular BNCC 2018.
Autores: Gabriela Braz, Mauren Porciúncula e João Albert Silva.
O Programa Letramento Multimídia Estatístico - LeME tem como estratégia pedagógica o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem Estatísticos. Esta obra foi escrita com a finalidade de inspirar a implantação da Tecnologia Social e Educacional LeME, bem como de viabilizar a compreensão de como desenvolver um Projeto de Aprendizagem Estatístico – PAE. Por meio de metáforas náuticas e de uma linguagem acessível, buscamos estabelecer uma conversa com os leitores estudantes e professores, a fim de subsidiar a realização da interdisciplinaridade, da intradisciplinaridade, e do protagonismo discente, entre outros princípios de um PAE. Nesse sentido, esta obra visa ser uma Carta Náutica (plano de ensino/plano de aprendizagem), guia de uma expedição LeME. Algumas rotas (sugestões de encaminhamentos, de orientação do processo de aprendizagem) são propostas para o desenvolvimento de um PAE, com vistas à construção do Letramento Estatístico. O LeMe tem ocorrido formalmente nos últimos anos, tendo sido eleito o melhor Projeto de Letramento Estatístico do mundo (Best Cooperative Project Awards), no ano de 2019, prêmio este outorgado pela International Association for Statistical Education (IASE).
Autor: Mauren Porciúncula
Uma viagem no Universo Estatístico
Viajar em um universo não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, um cientista chamado Letramento decide realizar uma viagem ao Universo Estatístico, com o intuito de sanar suas incompreensões quanto ao Planeta da Informação onde vive. Nessa viagem, Letramento conhece o Planeta Dados, o Planeta Descritivo, o Planeta Gráfico-tabelado, o Planeta Probabilístico e o Planeta Inferencial, onde em cada um conhece pessoas importantes que o auxiliam em novas descobertas, que o permitem conhecer e compreender melhor seu Planeta. Embarque nessa viagem com o Letramento, temos muito a conhecer.
Autor: Pedro Henrique Barcarolo
Este livro tem como objetivo apresentar o processo de planejamento, de implementação e de pesquisa aplicada do Projeto “Letramento Multimídia Estatístico LeME: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos anos finais do Ensino Fundamental (LeME-FCC)”, realizado em escolas de Educação Básica de Rio Grande, RS, em colaboração com o Programa de Letramento Multimídia Estatístico (LeME), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) e o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar). O Projeto teve o fomento da Fundação Carlos Chagas (FCC) e da Fundação Itaú Social, por meio do Edital de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública.
Autores: Mauren Porciúncula, Cassio Giordano e Karla Priscila Schreiber.
História da Educação Estatística brasileira: pesquisas e pesquisadores
Esta obra trata das origens e do desenvolvimento da Educação Estatística, tanto em nível internacional quanto nacional, bem como do desenvolvimento do GT12/SBEM — Grupo de Trabalho de Educação Estatística, filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Adicionalmente, apresenta a biografia de 32 pesquisadores que contribuíram para o surgimento e consolidação dessa área de investigação em nosso país.
Reflexões sobre como a vida foi no passado podem nos orientar nas atividades que fazemos na atualidade, bem como podem ser fonte de aprendizagens que fundamentam nossos planos e ações futuras. Foi com objetivo resgatar as origens, trajetórias e perspectivas da Educação Estatística no Brasil que Cassio Cristiano Giordano e Marco Aurélio Kistemann Junior conceberam a ideia e organizaram este livro. Esta obra reflete sobre a História a partir da participação dos/as pesquisadores/as que construíram a Educação Estatística brasileira, desenvolvendo estudos nessa área.
Autores: Cassio Cristiano Giordano e Marco Aurélio Kistemann Jr.