Bem-vindos a Sala de Aprendizagem Estatística - a SalAEst, esta Sala de aula é voltada para a aprendizagem estatística de forma lúdica e interativa.

O projeto SalAEst, de autoria da professora Mauren Porciúncula Moreira da Silva, foi desenvolvido no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande do Sul. A SalAEst se caracteriza como uma sala ambiente planejada e organizada com o objetivo de facilitar os processos de ensino e aprendizagem de Estatística. Para tanto, dispõe de um conjunto de recursos materiais e tecnológicos, materiais didáticos e mobiliário que tentam favorecer o trabalho coletivo e autônomo dos estudantes por meio de metodologias ativas. A SalAEst é uma sala formativa diferente do convencional. O ambiente conta com mesas sextavadas, o que proporciona maior interação entre os alunos, de maneira lúdica e interativa.

 

Estrutura:

A SalAEst fica localizada no PAV. 02 - SALA 2107 - FURG, conta com uma sala de aula diferenciada para o Ensino de Estatística, onde até 60 estudantes, podem aprender de forma ativa, através da cooperação e interação. Equipada com dez mesas sextavadas, conta com moderna infraestrutura tecnológica (lousa digital, leitor de documentos e tablets).

 

Premiação:

Anualmente, desde 2011, a Fundação Carlos Chagas (FCC) confere o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. Este tem como objetivo valorizar e divulgar experiências educativas, propostas e realizadas por docentes dos cursos de Licenciatura, na formação de professores para a Educação Básica.

A Prof.ª Dra. Mauren Porciúncula Moreira da Silva, do Instituto de Matemática, Estatística e Física foi finalista ao prêmio com o projeto intitulado "Sala de Aprendizagem Estatística - SalAEst: um ambiente interativo e cooperativo para a formação do professor de Matemática". Para este prêmio, é considerada a metodologia de ensino retratada na utilização de estratégias que tenham sido criadas, agregadas ou adaptadas pelo autor do trabalho tendo em vista o aprendizado da docência.

No Brasil, nove casos participantes do prêmio foram selecionados para integrar a pesquisa "Ensinando a Ensinar: Um estudo sobre práticas formativas na formação inicial docente", desenvolvida pela professora doutora Katherine K. Merseth, da Universidade de Harvard nos Estados Unidos, em parceria com a FCC. Esses docentes, formadores de professores, tiveram a oportunidade de conviver com a pesquisadora, socializar as próprias práticas e conhecer a formação de professores na Graduate School of Education de Harvard.


Esta iniciativa de criação da SalAEst foi propulsora do projeto Espaços de Aprendizagem Colaborativa do IMEF, em fase de implantação. Estes propiciaram a inclusão de práticas criativas e inovadoras no ensino, demandas legais nacionais para avaliação de cursos de graduação