BARCAROLO, Pedro Henrique; Machado, Joice Neves ; Silva, Haira Gatielly Jorge da ; Silva, Mauren Porciúncula Moreira da . Ludicidade e Interdisciplinaridade por meio de Projeto de Aprendizagem: um caminho ao Letramento Estatístico e formação cidadã. In: Francisco Odecio Sales. (Org.). Pesquisas em Matemática: a pesquisa como princípio educativo. 1ed.: V&V Editora, 2021, v. , p. 116-131.

Introdução do capítulo:

Este capítulo relata uma experiência vivenciada em uma
das atividades desenvolvidas no Programa de Extensão
Letramento Multimídia Estatístico - LeME, com alunos do oitavo
ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Rio
Grande/RS. Tem como objetivo relatar uma atividade com
intencionalidade lúdica para promoção do Letramento
Estatístico. Esta contempla também a interdisciplinaridade, a
cultura juvenil e o protagonismo dos estudantes.
O enfoque desta atividade justifica-se por vivermos em
uma sociedade repleta de informações veiculadas por diferentes
mídias e o compartilhamento das mesmas, sem a possibilidade
da inferência necessária, pode acarretar na disseminação de
ideias manipuladas. Este fato acaba por atenuar a violência
simbólica (BOURDIEU, 1989) gerada em nossa sociedade.
Em vista disso, esta atividade aqui relatada está pautada
em autores como Porciúncula, Schreiber e Almeida (2019), pois
estes ressaltam que o Letramento Estatístico (LE) apresenta-se
como uma estratégia que pode contribuir com a promoção da
almejada justiça social. Portanto, endossam e legitimam o
contexto social e a criticidade como principais aspectos
promotores da referida justiça (PORCIÚNCULA; SCHREIBER;
ALMEIDA, 2019). Por este motivo, acredita-se que o Letramento
Estatístico é uma competência para todas as pessoas possuírem.
Este pode ser considerado uma ferramenta de resistência das
camadas deslegitimadas por possibilitar a formação social do
cidadão.
O referido Letramento Estatístico está pautado nos
requisitos descritos por GAL (2002), posteriormente detalhados.
Outrossim, esta atividade considerou a ludicidade em seu
processo por acreditar que este aspecto possa fomentar o
caminho em busca do referenciado Letramento. A ideia de lúdico
considerada não está associada apenas à presença das
brincadeiras ou jogos, mas sim a um sentimento de prazer, de

atitude do sujeito envolvido em uma ação (LUCKESI, 2002).
Ademais, aliada à ludicidade, a interdisciplinaridade (FAZENDA,
2008) foi um aspecto perseguido na ação pedagógica. Como
catalizador e integrador dessas intencionalidades didáticas, e,
por almejar a colocação do aluno como o centro do processo de
aprendizagem, foi utilizada a estratégia pedagógica de Projetos de
Aprendizagem (PA) (PORCIÚNCULA e SAMÁ, 2015).
A fim de detalhar os referenciais que sustentam as ideias
outrora apresentadas, bem como a ação pedagógica neste
capítulo descrita, este texto inicia com breves aportes teóricos.
Em seguida, contextualiza e apresenta a atividade realizada,
seguida de uma análise e discussão dos resultados desta e
finaliza apresentando algumas considerações sobre o
desenvolvimento.