BARCAROLO, Pedro; MACHADO, Joice. ; SILVA, H. ; Porciúncula, Mauren . LUDICIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE NO PROJETO DE APRENDIZAGEM: UM CAMINHO EM BUSCA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO E FORMAÇÃO CIDADÃ. In: VIII Jornada Nacional de Educação Matemática e XXI Jornada Regional de Educação Matemática, 2020, Passo Fundo. Educação matemática [recurso eletrônico] : identidade em tempos de mudanças, 2020.

Eixo Temático:E5 –Tendências em Educação MatemáticaModalidade:Relato de Experiência

Resumo

O presente textotem como objetivo relatarumaatividadecom intencionalidadelúdica para promoção do Letramento Estatístico. Esta foi desenvolvidano oitavo ano de uma escola municipal de Rio Grande/RS.Projetosde Aprendizagemforam utilizados comoprincipal estratégia pedagógica. Durante a realização destes, a professora registrou em diárioso que foi desenvolvido e, ao final,osestudantes registraram as próprias impressões.Aoanalisar este corpus,aspectos atinentes àesperada ludicidade foram confirmados. Ademais,no desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem foi contemplada a interdisciplinaridade, a inclusão da cultura juvenil, bem como o protagonismodos estudantes. Outrossim competências referentes ao Letramento Estatísticodos estudantes foramconstatadas.