Para este volume 2, Kistemann Jr. e Giordano selecionaram uma série de trabalhos recentes com ênfase na (mas não restrito a) educação financeira escolar. Nos capítulos deste livro, o leitor encontrará um olhar crítico às diversas propostas pedagógicas sobre o tema, abordando também as mais variadas definições utilizadas para se caracterizar tanto a educação financeira como o letramento financeiro. Os capítulos aqui apresentados provêm dos mais diversos centros de pesquisa do Brasil, incluindo a trabalhos de Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul. Adicionalmente, publica-se também neste volume algumas pesquisas de autores provenientes de México, Argentina, Peru, Chile e Espanha, que apresentam seus textos em seu idioma original.
GIORDANO, C. C. ; PEREIRA, F. A. ; GAUTÉRIO, T. S. . Educación Financiera, educación estadística y el proyeto de aprendizaje estadístico: un camino possible. In: KISTEMANN Jr. M. A.; GIORDANO, C. C. (Org.). Educação Financeira: olhares, incertezas e possibilidades. 1ed.São Paulo: Akademy, 2023, v. 2, p. 161-186.