• BARCAROLO, P. H.; KONFLANZ, E. CHAGAS, V. M.; GUERRA, A. A. (2024). DESVENDANDO OS VOTOS: UMA AVENTURA ESTATÍSTICA INTERATIVA. Revista Científica de Educação a Distância - Paidéi@. https://doi.org/10.5281/zenodo.12753083.


  • GAUTÉRIO, T. S.; ALMEIDA, M. S.; SILVA, E. J. A.; GIORDANO, C. C.; PORCIÚNCULA, M. (2024). AVALIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA O LETRAMENTO ESTATÍSTICO POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Científica de Educação a Distância - Paidéi@. https://doi.org/10.5281/zenodo.12753092.


  • PEREIRA, F. A.; PALHETA, H.B.B.; SILVA, S. M. P. ;SILVA, P. J. F.; PORCIÚNCULA, M. (2024). PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA PROMOVER O LETRAMENTO ESTATÍSTICO E A ANÁLISE CRÍTICA DE INFORMAÇÕES NA ERA DIGITAL DE ESTUDANTES NA AMAZÔNIA MARAJOARA. Revista Científica de Educação a Distância - Paidéi@. https://doi.org/10.5281/zenodo.12752526.


  • MELLO, L. de S.; SILVA, K. de C.; SOUZA, B. R.; CAVALCANTI, L. R., & Silva, M. P. M. da . (2024). SEQUÊNCIA DE ENSINO E LETRAMENTO ESTATÍSTICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Revista Científica do Núcleo de Educação a Distância - Paidéi@. https://doi.org/10.5281/zenodo.13619937


  • Batisti, I., & Porciúncula, M. (2024). O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS CURRICULARES DA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO REFERENTE À EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PELOTAS. Revista Científica do Núcleo de Educação a Distância - Paidéi@. https://doi.org/10.5281/zenodo.13334243


  • GIORDANO, C. C. ., & Silva, M. P. M. da . (2023). Adaptação do Projeto de Aprendizagem Estatístico ao contexto do Ensino Remoto Emergencial. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 15(3), 295–303. Disponível em: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p295-303. Acesso em:

 

 

 

  • PALHETA, H. B. B., & Alves, F. J. C. (2023). Um experimento didático no ensino de Biologia a partir de um olhar sobre gravidez na adolescência em comunidades ribeirinhas no Marajó-PA. Revista Brasileira de Educação do Campo Brazilian Journal of Rural Education. RBEC Tocantinópolis/Brasil v. 8 e13279 10.20873/uft.rbec.e13279 2023 ISSN: 2525-4863. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/13279. Acesso em:

 

  • MELLO, Leila de Souza; VOTTO, Thays Rodrigues. Projeto de Aprendizagem Estatístico nos Anos Iniciais? sim, é possível: LeME Kids. In: Mauren Porciúncula; Karla Priscila Schreiber; Cassio Giordano. (Org.). Letramento Multimídia Estatístico: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 01ed.Taubaté: Editora Akademy, 2022, v. 01, p. 101-126. Disponível em: https://loja.akademy.com.br/letramento-multimidia-estatistico. Acesso em:

 

 

  • MACHADO, J. N.; GREQUE JUNIOR, L. S. ; SANTOS, S. M. ; MARQUES, M. R. ; CAVALCANTE, H. C. . Formação inicial docente: impactos de um grupo colaborativo, com enfoque na Educação Estatística, na formação de licenciandos. In: Mauren Porciúncula; Karla Priscila Schreiber; Cassio Giordano. (Org.). Letramento Multimídia Estatístico: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 01ed.Taubaté: Editora Akademy, 2022, v. 01, p. 127-148. Disponível em: https://loja.akademy.com.br/letramento-multimidia-estatistico. Acesso em:

 

  • SCHREIBER, K. P. ; MACHADO, J. N. ; GREQUE JUNIOR, L. S. Formação continuada docente no Grupo MoSaiCo Edu: colaboração e conhecimentos docentes no contexto da Educação Estatística. In: Mauren Porciúncula; Karla Priscila Schreiber; Cassio Giordano. (Org.). Letramento Multimídia Estatístico: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 01ed.Taubaté: Editora Akademy, 2022, v. 01, p. 213-236. Disponível em: https://loja.akademy.com.br/letramento-multimidia-estatistico.. Acesso em:

 

 

  • SCHREIBER, K. P.; MACHADO, J. N.; GREQUE JR., L. da S.; PORCIÚNCULA, . M. Conhecimentos docentes: um olhar sobre a Estatística e o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no contexto escolar . Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 01, p. e202223, 2022. DOI: 10.47207/rbem.v3i01.15700. Disponível em: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15700. Acesso em:

 

  • SCHREIBER, K.; PORCIÚNCULA, M. Avaliação da aprendizagem em Estatística: conhecimentos que emergem de um grupo de formação colaborativa de professores. Revemop, v. 4, p. e202217, 28 maio 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33532/revemop.e202217. Acesso em:

 

 

  • SCHREIBER, K. P. .; PORCIÚNCULA, M. Formação colaborativa de professores: a afetividade como parte dos conhecimentos docentes para ensinar Estatística. REVEMAT - Revista Eletrônica de Matemática. Edição Especial: Pesquisa em Formação de Professores que ensinam Matemática, marc. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82038. Acesso em:

 

  • SCHREIBER, K. P. .; PORCIÚNCULA, M. FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA COLABORATIVA: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS QUE UNEM UNIVERSIDADE E ESCOLA EM PROL DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA. Educação Matemática em Revista - RS, v. 2, n. 23, 10 nov. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2023.D5. Acesso em:

 

  • GIORDANO, Cassio Cristiano; PORCIÚNCULA, Mauren. . Adaptação do Projeto de Aprendizagem Estatístico ao contexto do Ensino Remoto Emergencial. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 15, n. 3, p. 295-303, 2022. Disponível em: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/9906. Acesso em:

 

  • PEREIRA, F. A.; PORCIUNCULA, M. ; SOUZA, F. S. . Jogo da Memória dos Gráficos Estatísticos MemoryGraph: diversão e conhecimento. In: Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2023, São Paulo. Anais do IX CIBEM Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. São Paulo: Akademy, 2022. v. 1. p. 227-234. Disponível em: https://www.akademyeditora.com.br/ebook.html. Acesso em:

 

 

  • PEREIRA, F. A. A (DES)INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA NA PANDEMIA DE COVID-19: COMO ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTERPRETAM NOTÍCIAS QUE UTILIZAM RECURSOS ESTATÍSTICOS. In: XXV EBRAPEM, 2022, Campina Grande (PB), 2021. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/xxvebrapem/453693/. Acesso em:

 

 

  • GAUTÉRIO, T. S. ; PEREIRA, F. A. ; CAVALCANTE, H. C. ; GIORDANO, C. C. . A Interdisciplinaridade no LeME - FCC: uma breve análise da experiência de professores e estudantes da Educação Básica com Projetos de Aprendizagem Estatísticos. In: PORCIÚNCULA, M.; SCHREIBER, K. P.; GIORDANO, C. C. (Org.). Letramento Multimídia Estatístico:Uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 1ed.São Paulo: Akademy, 2022, v. 1, p. 175-212. Disponível em: https://loja.akademy.com.br/letramento-multimidia-estatistico. Acesso em:

 

  • PORCIÚNCULA, M. ; BATISTI, I. ; GAUTÉRIO, T. S. ; BRAZ, G. ; SCHREIBER, K. P.. As ações do Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE para a implementação do LeME em escolas de Educação Básica. In: PORCIÚNCULA, M.; SCHREIBER, K. P.; GIORDANO, C. C. (Org.). Letramento Multimídia Estatístico: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos anos finais do Ensino Fundamental. 1ed.Taubaté: Akademy, 2022, v. 1, p. 19-50. Disponível em: https://loja.akademy.com.br/letramento-multimidia-estatistico. Acesso em:

 

  • BRANM, F. R. ; MARTINS, L. B. ; CASSOL, T. P. ; PEREIRA, F. A. . Na esteira dos Projetos de Aprendizagem Estatísticos: o duplo funcionamento das formações docente e discente na Escola Bento Gonçalves. In: PORCIÚNCULA, M.; SCHREIBER, K. P.; GIORDANO, C. C. (Org.). Letramento Multimídia Estatístico: Uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 1ed.São Paulo: Akademy, 2022, v. 1, p. 51-72. Disponível em: https://loja.akademy.com.br/letramento-multimidia-estatistico. Acesso em:

 

  • GIORDANO, C. C.; PEREIRA, F. A.; SOUZA, F. dos S. El desarrollo de la alfabetización estadística de los estudiantes de secundaria brasileña: : un enfoque a través de las Estadísticas Cívicas. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 01, p. e202212, 2022. DOI: 10.47207/rbem.v3i01.15516. Disponível em: https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15516. Acesso em:

 

  • PEREIRA, Fernanda Angelo et al. Um Mapa Teórico das Práticas Formativas Direcionadas aos Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 36, p. 844-864, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a11. Aesso em:

 

 

 

  • BARCAROLO, P. H. ; MACHADO, J. ; SILVA, H. G. J. ; PORCIÚNCULA, Mauren . Ludicidade e Interdisciplinaridade por meio de Projeto de Aprendizagem: um caminho ao Letramento Estatístico e formação cidadã. In: Francisco Odecio Sales. (Org.). Pesquisas em Matemática: A pesquisa como princípio educativo. 1ed.Diadema: V&V Editora, 2021, v. 1, p. 112-127. Disponível em: https://www.vveditora.com/pesqmat. Acesso em:

 

  • CAVALCANTE, H. C. ; MACHADO, J. N. ; PORCIÚNCULA, M. . A INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA VIVÊNCIA EXTENSIONISTA. In: II Simpósio On-Line da Educação, 2021, Ipanguaçu. II SIMPÓSIO ON-LINE DE EDUCAÇÃO ? Educação, resistência e novos paradigmas: diálogos e possibilidades, 2021. p. 1708-1712. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2102. Acesso em:

 

 

  • GAUTÉRIO, T. S.; SILVA, M. P. M.. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO, 14, 2021. In: XIV Encontro Gaúcho de Educação Matemática - EGEM. Anais. Pelotas (RS), 2021. v. 1. p. 1-10. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/egem2021/files/2021/07/035.pdf. Acesso em:

 

  • GAUTÉRIO, T. S.; BRAZ, B. M. ; SILVA, M. P. M.. O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: PROJETOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DE PANDEMIA. Revista Espaço Crítico, Aparecida de Goiânia (GO), v. 2, p. 219-240, 2021. Disponível em: https://revistas.ifg.edu.br/rec/article/view/1015. Acesso em:

 

  • SCHREIBER, K. P.; MACHADO, J. N.; GREQUE Jr., L. S.; PORCIÚNCULA, M. Quando professores em formação inicial compartilham práticas e conhecimentos docentes em prol do Letramento Estatístico, 14, 2021. In: Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Anais.. Pelotas (RS) Pelotas, p. 01-10, 2021. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/egem2021/files/2021/07/070.pdf. Acesso em:

 

 

  • PRISCILA SCHREIBER, K.; PORCIÚNCULA, M. Conhecimentos mobilizados por professores ao refletir sobre o percurso formativo e a prática pedagógica na perspectiva da educação estatística. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5384. Acesso em:

 

 

 

  • SCHREIBER, K. P.; VOTTO, T.; BRAZ, G.; PORCIÚNCULA, M. As contribuições do exercício da docência desde a formação inicial de professores: um estudo de caso do projeto de letramento estatístico. In: Anais do VPCT 2020 ENCONTRO INTERNACIONAL, 3, 2020, Vila Real, Portugal. Disponível em: https://vpct.utad.pt/?page_id=74. Acesso em:

 

 

  • MACHADO, J. N.; VOTTO, T. R. ; BRAZ, G. ; PORCIÚNCULA, Mauren . PROGRAMA DE LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. In: Encontro de Alfabetização Matemática do Extremo Sul GaúchoALFAMAT Sul, 2019, Rio Grande. Anais do I Encontro de Alfabetização Matemática do Extremo Sul Gaúcho, 2019. Disponivel em: https://wp.ufpel.edu.br/geemai/files/2020/02/Final-Alfamat-2020-1.pdf. Acesso em:

 VOTTO, Thays Rodrigues. MODELO ATITUDINAL DO PROFESSOR COM INTENCIONALIDADE LÚDICO-MOTIVACIONAL- MAPLud: uma síntese de fatores a partir do desenvolvimento do Projeto de Letramento Multimídia Estatístico LeME-FCC na Educação Básica. Tese (doutorado) - Universidade Federal Rio Grande - FURG, Programa Educação em Ciências, Rio Grande/RS, 2023.

A presente tese de doutorado em Educação em Ciências se propõe a investigar os conhecimentos mobilizados e produzidos por um grupo de professores, com distintas formações e experiências pedagógicas, integrantes do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu). O intuito foi o de propor uma Base de conhecimentos profissionais docentes para o ensino de Estatística. Como fundamentação teórica, os estudos de desenvolvidos por Lee Shulman foram considerados. Esse é um pesquisador referência na área e apresenta um conjunto de conhecimentos subjacentes às compreensões dos professores, necessário à aprendizagem dos discentes. Diante desse contexto teórico, para o desenvolvimento desse estudo de cunho qualitativo, cujos procedimentos se fundamentaram em um Estudo de Caso, foram considerados os sete primeiros encontros do Grupo MoSaiCo Edu. Esses ocorreram entre agosto de 2018 e junho de 2019, sendo gravados e transcritos. Ao serem analisadas essas transcrições, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, sete discursos-sínteses foram construídos, a saber: i) incompreensões dos discentes e estratégias pedagógicas para o ensino de conteúdos estatísticos; ii) relações afetivas dos discentes e docentes com a Matemática e a Estatística; iii) processos avaliativos no ensino e na aprendizagem de Estatística; iv) competências estatísticas frente aos documentos e instrumentos curriculares de ensino; v) reflexão sobre o fazer e as responsabilidades do professor em sala de aula e na sua formação profissional; vii) formação docente por meio da colaboração entre os pares. Por meio da análise desse material discursivo, quatro categorias foram eleitas como representantes da Base profissional docente para o ensino de Estatística, com seus respectivos domínios: a) Conhecimento do conteúdo estatístico (CCE) - conceitos e processos estatísticos, estruturas substantiva e sintática da Estatística, aproximações entre Estatística e Matemática, centralidade do contexto na área da Estatística, competências estatísticas e processos investigativos na área da Estatística; b) Conhecimento pedagógico geral (CPG) - propósitos educacionais gerais, modelos e estratégias de ensino, currículo educacional geral e avaliação educacional geral; c) Conhecimento do contexto educacional geral (CCEG) - estudantes e sala de aula, instituição de ensino e comunidade educacional; d) Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Estatístico (CPCE) - propósitos educacionais que orientam o ensino de Estatística, compreensão dos estudantes sobre Estatística, estratégias e representações em Estatística; currículo específico de Estatística e Avaliação da aprendizagem em Estatística. As análises possibilitaram concluir que contextos de formação colaborativa oportunizam investigar, produzir e mobilizar conhecimentos docentes, os quais se diferenciam pelas características próprias do grupo e de seus integrantes. Pode-se acreditar, então, que há conhecimentos profissionais particulares ao ensino de Estatística. Esses, por sua vez, envolvem o domínio de conceitos e de processos; aspectos curriculares, pedagógicos e sobre os estudantes. Ainda, exigem um domínio das competências estatísticas, as quais se integram e são sistematizadas por meio do CPCE, haja vista a promoção da aprendizagem dos estudantes.

INTRODUCIÓN

Engel, Ridgway, y Stein (2021) afirman que “La democracia prospera en argumentos basados en evidencias. La desinformación e ignorancia son amenazas para nuestra forma de vida” (p. 1). Los regímenes autoritarios se alimentan del miedo y la desinformación, difundiendo información falsa, generando confusión, dividiendo las personas y debilitando las instituciones rectoras de la democracia y la justicia social. En este proceso de corrosión lenta y gradual de la legitimidad de las instituciones, impulsado por el dinamismo de las redes sociales, las noticias falsas desempeñan un papel preponderante. Para confrontación de la distribución deliberada de desinformación o rumores a través del periódico impreso, la televisión, la radio, o aún en línea, como en las redes sociales, utilizamos Estadísticas Cívicas. Nicholson, Gal, y Ridgway (2018), al abordar este modelo conceptual, destacan la faceta ‘significado para la sociedad y la política’, considerado por ellos como el “... corazón de la Estadística Cívica, donde el foco está en las implicaciones sociales de pruebas” (p. 7) (traducción libre). Esta necesidad de búsqueda de evidencias, a través de la investigación está en el corazón de la producción de conocimiento científico e incluye orientaciones prescritas en el Base Común Curricular Nacional (BNCC) (Ministério da Educação, 2018), documento rector de la educación básica brasileña. Con esta intención, a través de la metodología de enseñanza conocida como Aprendizaje Basado en Proyectos (ABP), en dos clases de estudiantes de tercer año de secundaria (diecisiete años), buscamos evidencias para corroborar o refutar información difundida en los más diversos medios, pronunciados por el presidente brasileño en la inauguración de la 76ª Asamblea General de la ONU. Este tema surgió de discusiones sobre veracidad y manipulación de datos, realizadas en clases regulares y clases remotas (como resultado de la pandemia COVID-19, las escuelas del estado de São Paulo, Brasil, locus de nuestra investigación, adoptó un modelo de enseñanza híbrido). Batanero y Díaz (2011) enfatizan la importancia de la elección, por parte de los estudiantes, del tema a investigar en las clases de Estadística, en un abordaje de proyectos, para asegurar un mayor interés y motivación de los estudiantes, en un contexto realista, fundamental para la promoción de la alfabetización estadística, en la perspectiva de Gal (2002). Imbuidos de estos ideales, en septiembre de 2021, iniciamos la experiencia de enseñanza que aquí se presenta.

 

 

GIORDANO, CASSIO CRISTIANO ; PEREIRA, Fernanda Angelo ; SOUZA, FABIANO DOS SANTOS . The Importance Of Civic Statistics in the Fight Against Fake News: A Teaching Experience in Brazilian Basic Education. In: Bridging the Gap: Empowering and Educating Today?s Learners in Statistics, 2022, Rosario. Bridging the Gap: Empowering and Educating Today?s Learners in Statistics. Proceedings of the Eleventh International Conference on Teaching Statistics, 2022.

Subcategorias

  • GIORDANO, CASSIO CRISTIANO ; PEREIRA, Fernanda Angelo ; SOUZA, FABIANO DOS SANTOS . The Importance Of Civic Statistics in the Fight Against Fake News: A Teaching Experience in Brazilian Basic Education. In: Bridging the Gap: Empowering and Educating Today?s Learners in Statistics, 2022, Rosario. Bridging the Gap: Empowering and Educating Today?s Learners in Statistics. Proceedings of the Eleventh International Conference on Teaching Statistics, 2022. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/xxvebrapem/453693/. Acesso em:

 

  • PEREIRA, Fernanda Angelo; GAUTÉRIO, TIAGO DA SILVA ; CAVALCANTE, HOSANA CRISOSTOMO ; GIORDANO, CASSIO CRISTIANO . Exploring Interdisciplinarity in Project-Based Learning: Choosing the Research Theme. In: Bridging the Gap: Empowering and Educating Today?s Learners in Statistics, 2022, Rosario. Bridging the Gap: Empowering and Educating Today?s Learners in Statistics. Proceedings of the Eleventh International Conference on Teaching Statistics, 2022. Disponível em: http://iase-web.org/icots/11/proceedings/pdfs/ICOTS11_423_PEREIRA.pdf?1669865563. Acesso em:

 

 

  • SCHREIBER, K. P.; PORCIÚNCULA, M. . Teaching knowledge and Statistical Education: a study on statistical competences and curriculum guidelines from the perspective of a collaborative group of teachers. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 6, p. 1–25, 2022.Disponível em: https://doi.org/10.26843/rencima.v13n6a22. Acesso em:

 

  • BANSILAL, Sarah; FIELDING, Jil; GEIGER, Vince; NORTH, Delia; PORCIÚNCULA, Mauren; SCHREIBER, Karla; GAL, Iddo. A multi-country study of teachers' beliefs about implications of covid-19 for changing the teaching of statistics and mathematics. In: International Conference on Teaching Statistics, 11, 2022. Rosário. Anais [...] Rosario: IASE, 2022, p. 1-6. Disponível em: https://doi.org/10.52041/iase.icots11.T1F1. Acesso em:

 

  • SCHREIBER, K. P.; MACHADO, J. N.; GREQUE Jr., L. S.; PORCIÚNCULA, M. Teaching knowledge in the context of a practice developed under the interdisciplinary bias: statistics in focus. In: International Conference on Teaching Statistics, 11, 2022. Rosário. Anais [...] Rosario: IASE, 2022, p. 1-6. Disponível em: https://doi.org/10.52041/iase.icots11.T1F1. Acesso em: