Resumo
O presente texto tem o objetivo de apresentar uma proposta de investigação a nível de doutorado que tem como foco o estudo sobre o Letramento Estatístico de alunos da Educação Básica em relação às notícias midiáticas relacionadas à pandemia de Covid-19 no Brasil, de acordo com o níveis de Letramento Estatístico (WATSON; CALLINGHAN, 2003), níveis de interpretação de gráficos (CURCIO, 1987) e de tabelas (DUVAL, 2003) . O estudo buscará meios de responder à seguinte questão de pesquisa: quais saberes são ou não observados quando alunos da Educação Básica leem notícias a respeito da pandemia de Covid-19 que contém conceitos e/ou recursos estatísticos? A proposta de pesquisa tem caráter qualitativo, que se servirá de pesquisas de campo, entrevistas, questionários e outros recursos para a coleta de dados pertinentes para a investigação. A análise de tais dados decorrerá com o auxílio de um software específico que permitirá e facilitará a tarefa de interpretar os dados, mostrando as principais informações que necessitam de um melhor tratamento. Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Estatística. Letramento Estatístico. Pandemia Covid-19.
ANGELO PEREIRA, FERNANDA. A (DES)INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA NA PANDEMIA DE COVID-19: COMO ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTERPRETAM NOTÍCIAS QUE UTILIZAM RECURSOS ESTATÍSTICOS. In: XXV EBRAPEM, 2022, Campina Grande (PB), 2021.