Resumo

Este texto tem o objetivo de apresentar um projeto de investigação a nível de doutorado que tem como foco o estudo sobre a Tecnologia Social Letramento Multimídia Estatístico - LeME e a promoção da Educação Estatística Crítica na formação pré-profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, econômica e ambiental. O estudo buscará meios de investigar as vivências proporcionadas pelo LeME para uma formação estatística crítica de jovens no contexto da educação pré-profissionalizante, estudantes do Centro de Convívio dos Meninos do Mar - CCMar localizado na cidade do Rio Grande, RS. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e tem caráter qualitativo. O corpus está sendo constituído por meio de pesquisas de campo, entrevistas, questionários, instrumentos específicos, entre outros recursos que possam ser agregados para a coleta de dados pertinentes à investigação. Os participantes da pesquisa serão os estudantes do CCMar do segundo semestre de 2022 e do ano de 2023, além dos professores do LeME. A análise de tais dados decorrerá da metodologia de Análise de Conteúdo, que permitirá a tarefa de organizar e interpretar os dados, bem como a discussão com referências teóricas da área da Educação Estatística Crítica, mostrando as principais informações e resultados em busca dos objetivos propostos. Esta pesquisa se mostra relevante diante da disseminação de informações a partir de fontes de dados não confiáveis, com o objetivo de desinformar e manipular a opinião pública, dessa forma, o conhecimento estatístico crítico pode auxiliar o cidadão a fugir das armadilhas da desinformação. Palavras-chave: Educação Estatística. Educação Estatística Crítica. Letramento Estatístico. Projeto de Aprendizagem Estatístico. Estatística Cívica.

 

 

PEREIRA, F. A.. A TECNOLOGIA SOCIAL LEME E A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA NA FORMAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL, ECONÔMICA E AMBIENTAL. In: XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2023, São Paulo. Anais do XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2022.