Apoio Tecnológico para uma Educação Lúdica e Interativa de Estatística - ATELIE

Já parou para pensar, como seria um projeto que auxilia professores e alunos com materiais didáticos e lúdicos para o ensino e aprendizagem de Estatística? E se a gente te contar que isso já existe… Sim, esse é o ATELIE!

 

Fundação:

O Projeto foi criado em março de 2020, com a coordenação da Prof.ª Dra. Mauren Porciúncula, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Conta, desde sua criação, com alunos da pós-graduação e da graduação da Universidade enquanto equipe executora. Este se originou de inquietações dos coordenadores acerca das potencialidades da aprendizagem de Estatística e Probabilidade em toda a Educação Básica para compreender o cenário atual de pandemia pelo CoronaVírus, e frente às dúvidas e anseios docentes para inserção dessa ciência em suas práticas, principalmente, nesse momento de ensino remoto. Assim, o mesmo foi implementado em setembro de 2020.

 

Objetivos:

O ATELIE tem como objetivo principal a construção materiais pedagógicos, com o auxílio de tecnologias, disponibilizando-as através de vídeos pela plataforma digital Youtube e físico no Laboratório de pesquisa, com a finalidade de promover aos professores da Educação Básica, possibilidades para o ensino de Estatística e Probabilidade.

O Projeto visa auxiliar na formação de professores e licenciandos acerca da Educação Estatística e Probabilística, nos diferentes níveis e etapas da Educação Básica. Para isso, tem a intenção de alcançar a compreensão de habilidades e competências, atinentes a Estatística e Probabilidade, descritas na Base Nacional Comum Curricular; Sistematizar estratégias pedagógicas, lúdicas e interativas para o ensino de Estatística e Probabilidade na Educação Básica; Construir materiais pedagógicas, valendo-se de tecnologias digitais, materiais pedagógicos, jogos, brincadeiras, histórias entre outros, que vão ao encontro das habilidades Estatísticas e Probabilísticas contidas na BNCC.

 

Estratégia pedagógica:

O Projeto tem a finalidade de promover aos professores subsídios para uma formação contínua acerca da Estatística e Probabilidade. Isso ocorre com materiais físicos e digitais, mas também com formações por meio de oficinas colaborativas, como acontece com o corpo docente do Programa LeME.

 

Materiais construídos:

Canal Youtube: https://www.youtube.com/@ateliefurg395

Página Instagram: https://www.instagram.com/ateliefurg/

 

Livros:

Conhecendo a Estatística

Este livro tem por objetivo desenvolver conceitos e habilidades estatísticas, com crianças a partir dos 4 anos de idade, de forma interativa e lúdica. As habilidades apresentadas seguem a Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2018.

O livro propõe desenvolver um Ciclo Investigativo com a criança, como um Campo de Experiência da Estatística para a Educação Infantil. Dessa forma, apresenta sugestões aos professores no desenvolvimento da leitura. Escrito por: Gabriela Braz (Autora, membro e desenvolvedora do ATELIE) Mauren Porciúncula (Editor e coordenadora do ATELIE), João Albert Silva (Editor)

Uma viagem no Universo Estatístico

O Livro Uma viagem ao Universo Estatístico nos apresenta, em uma linguagem fácil e acessível, conceitos, termos e conteúdo, fragmentado em capítulos, perpassando todos os requisitos definidos para o Letramento Estatístico. Em uma versatilidade de exemplos, visa elucidar ao leitor a forma mais compreensível e eficiente de desenvolver a Educação Estatística contextualizada à realidade de todos. Além disso, intui a prática interdisciplinar da Estatística, de modo a contemplar as diversas áreas do conhecimento em suas práticas investigativas.

Ademais, o autor, inspirado em sua prática acadêmica diária, dispõe ao seu leitor conhecimento e propriedade na abordagem das habilidades estatísticas, construindo junto aos alunos e professores competências importantes e necessárias para uma vida em sociedade. Esta obra expõe em sua redação uma riqueza de informações contidas nos currículos escolares, de modo simples, atrativo e dinâmico, possibilitando ao professor uma abordagem potencialmente lúdica da Educação Estatística. Também esbanja diversidade e representatividade, características tão importantes no ambiente escolar, em suas ilustrações próprias e manuais. Escrito por: Pedro Henrique Barcarolo (Autor, membro e desenvolvedor do ATELIE), Gabriela Braz (Membro e desenvolvedora do ATELIE).