O LeME - Letramento Multimídia Estatístico, foi implementado em 2012, em uma escola profissionalizante, situada na cidade do Rio Grande/RS. Este foi concebido a partir da preocupação em proporcionar aos estudantes da Educação Básica o desenvolvimento de competências estatísticas, por meio de oficinas, ministradas inicialmente por graduandos de cursos variados e atualmente por licenciandos, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Nesta escola, cerca de 2000 estudantes já foram atendidos.
No segundo semestre de 2019, o LeME recebeu o financiamento de uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, ampliando o seu locus de desenvolvimento das oficinas, para sete escolas da Educação Básica, atendendo cerca de 600 alunos do sexto aos nonos anos do Ensino Fundamental. Este compreendeu tanto a participação dos licenciandos como professores, ao ministrarem oficinas nas escolas da Educação Básica, quanto momentos de formação em um grupo colaborativo, integrando uma equipe de pesquisa composta por três doutorandas e a coordenadora do programa.
No primeiro semestre de 2020, foram então convidados professores de escolas públicas de Rio Grande/RS para um espaço de formação colaborativa, na perspectiva da Educação Estatística. Neste contexto, atualmente, participam 27 sujeitos, entre professores que atuam na Educação Básica, pesquisadores e licenciandos. Os encontros são realizados por meio de plataformas online, duas vezes ao mês, nas quintas-feiras, das 19h 30min - 21h.
Encontros MoSaiCo LeME:
Data |
Temáticas discutidas |
Referencial |
04 de setembro de 2020 |
Apresentação da proposta de constituição do grupo de formação colaborativa, bem como dos participantes e de suas expectativas. |
|
18 de setembro de 2020 | Temática: Artigo "Saberes docentes no ensino da estatística: A interdisciplinaridade como eixo mobilizador no ensino médio" | CORRÊA, A. Saberes docentes no ensino da estatística: A interdisciplinaridade como eixo mobilizador no ensino médio. Roteiro, v. 38, n. 2, p. 365-384, 2013. |
02 de outubro de 2020 |
Temática: Capítulos do livro "Trilhas Investigativas em Educação Estatística Narradas por Professores que Ensinam Matemática" (LOPES; MENDONÇA, 2017). |
LOPES, C. E.; MENDONÇA, L. O. Trilhas Investigativas em Educação Estatística Narradas por Professores que Ensinam Matemática. São Paulo: Mercado de Letras, 2017 |
16 de outubro de 2020 |
Livro LeME - Projetos de Aprendizagem Estatísticos na Educação Básica e Superior. |
Livro não publicado. |
06 de novembro de 2020 |
Artigo “Interdisciplinaridade e integração dos Saberes" (POMBO, 2006). Livros - Gabi Braz; Livro Pedro. |
POMBO, O. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc Em Revista, v. 1, n. 1, 2006. https://doi.org/10.18617/liinc.v1i1.186
|
27de novembro de 2020 |
Documento Riograndino - conteúdo adaptado para trabalhar Estatística. |
|
11 de dezembro de 2020 |
Texto "A Estatística na promoção da interdisciplinaridade: um dos caminhos possíveis" (COSTA; CAZORLA, 2017). |
COSTA, M. C. S.; CAZORLA, I. M. A Estatística na promoção da interdisciplinaridade: um dos caminhos possíveis. In: Encontro Pernambucano de Educação Matemática, 7, 2017, Garanhuns. Anais... Garanhuns: EPEM, 2017, p. 1-12. |
14 de janeiro de 2021 |
Planejamento colaborativo das atividades do MoSaiCo LeME |
|
25 de fevereiro de 2021 |
Planejamento colaborativo das atividades do MoSaiCo LeME |
|
11 de março de 2021 |
Leitura e discussão do Livro "Uma viagem no Universo Estatístico" (Pedro H. Barcarolo). |
Livro ainda não publicado. |
25 de março de 2021 |
Apresentação de uma atividade das professoras da Escola Manoel Mano, de Rio Grande - RS. |
|
22 de abril de 2021 |
Momento de reflexões e planejamento das próximas atividades do Grupo |
|
06 de maio de 2021 |
Desenvolvimento da primeira etapa dos Projetos de Aprendizagem |
PORCIÚNCULA, M.; SAMÁ, S. Projetos de Aprendizagem. In: PORCIÚNCULA, M. e SAMÁ, S. (Org.). Educação Estatística: Ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. Curitiba: CRV, 2015, p. 133-141. |
20 de maio de 2021 |
Desenvolvimento da segunda etapa dos Projetos de Aprendizagem |
|
10 de junho de 2021 |
Desenvolvimento da terceira etapa dos Projetos de Aprendizagem |
|
24 de junho de 2021 |
Apresentação das Profas. Nádia e Joana: “A Estatística numa visão bioecológica do desenvolvimento humano” |
|
15 de julho de 2021 |
Propostas, ajustes do projeto e recados |
|
22 de julho de 2021 |
Apresentação dos resultados dos Projetos de Aprendizagem |
PORCIÚNCULA, M.; SAMÁ, S. Projetos de Aprendizagem. In: PORCIÚNCULA, M. e SAMÁ, S. (Org.). Educação Estatística: Ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. Curitiba: CRV, 2015, p. 133-141. |
05 de agosto de 2021 |
Planejamento dos Projetos de Aprendizagem nas escolas |
|
19 de agosto de 2021 |
Planejamento dos Projetos de Aprendizagem nas escolas |
|
02 de setembro de 2021 |
Planejamento dos Projetos de Aprendizagem nas escolas |
|
16 de setembro de 2021 | Experiências dos encontros com os estudantes e próximos passos no desenvolvimento dos PAE | |
30 de setembro de 2021 | Experiências dos encontros com os estudantes e próximos passos no desenvolvimento dos PAE | |
21 de outubro de 2021 | Experiências dos encontros com os estudantes e próximos passos no desenvolvimento dos PAE | |
04 de novembro de 2021 | Experiências dos encontros com os estudantes e próximos passos no desenvolvimento dos PAE | |
18 de novembro de 2021 | Experiências dos encontros com os estudantes e próximos passos no desenvolvimento dos PAE | |
02 de dezembro de 2021 | Combinados gerais sobre a escrita dos capítulos do livro do LeME (finalização) | |
07 de dezembro de 2021 | Grupo Focal e avaliação do desenvolvimento do projeto nas escolas. |