ESCOLHA A OPÇÃO AO LADO
DISSERTAÇÕES
|
|
|
|
|
Entrelaces entre a BNCC e o ensino de gráficos estatísticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
|
TESES
|
|
|
- Detalhes
- Escrito por Mauren Porciuncula Moreira da Silva
- Categoria: Teses e Dissertações
- Acessos: 58
BARCAROLO, P. H. ; MACHADO, J. ; SILVA, H. G. J. ; PORCIÚNCULA, Mauren . Ludicidade e Interdisciplinaridade por meio de Projeto de Aprendizagem: um caminho ao Letramento Estatístico e formação cidadã. In: Francisco Odecio Sales. (Org.). Pesquisas em Matemática: A pesquisa como princípio educativo. 1ed.Diadema: V&V Editora, 2021, v. 1, p. 112-127.
- Detalhes
- Escrito por Mauren Porciuncula Moreira da Silva
- Categoria: Teses e Dissertações
- Acessos: 29
PORCIUNCULA, M. ; GIORDANO, C. C. ; SCHREIBER, K. P. ; PEREIRA, F. A. . Os impactos da estatística no protagonismo discente e na interdisciplinaridade na escola. Nexo Políticas Públicas, 08 fev. 2023.
- Detalhes
- Escrito por Mauren Porciuncula Moreira da Silva
- Categoria: Teses e Dissertações
- Acessos: 63
Resumo:
O presente texto tem como objetivo relatar uma atividade com intencionalidade lúdica para promoção do Letramento Estatístico. Esta foi desenvolvida no oitavo ano de uma escola municipal de Rio Grande/RS. Projetos de Aprendizagem foram utilizados com o principal estratégia pedagógica. Durante a realização destes, a professora registrou em diários o que foi desenvolvido e, ao final, os estudantes registraram as próprias impressões. Ao analisar este corpus, aspectos atinentes à esperada ludicidade foram confirmados. Ademais, no desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem foi contemplada a interdisciplinaridade, a inclusão da cultura juvenil, bem como o protagonismo dos estudantes. Outrossim competências referentes ao Letramento Estatístico dos estudantes foram constatadas.
BARCAROLO, P. H. ; MACHADO, J. N. ; SILVA, H. G. J. ; PORCIÚNCULA, Mauren . LUDICIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE NO PROJETO DE APRENDIZAGEM: UM CAMINHO EM BUSCA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO E FORMAÇÃO CIDADÃ. In: VIII Jornada Nacional de Educação Matemática e XXI Jornada Regional de Educação Matemática, 2020, Passo Fundo. Educação matemática: identidade em tempos de mudanças, 2020.
- Detalhes
- Escrito por Mauren Porciuncula Moreira da Silva
- Categoria: Teses e Dissertações
- Acessos: 55
Resumo:
Nesse texto, apresenta-se um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, no qual se buscou identificar e analisar os conhecimentos mobilizados por professores, participantes do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu), enquanto esses partilhavam suas experiências profissionais no que se refere à realização de práticas intradisciplinares e interdisciplinares. Transcrições das gravações de áudio dos sete primeiros encontros do grupo foram consideradas, sendo essas analisadas por meio técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Para esse trabalho apresenta-se as discussões referentes ao trecho do DSC, intitulado, “compreensões do Grupo MoSaiCo Edu sobre a intra e a interdisciplinaridade no contexto da Educação Estatística”, vislumbrando atender aos propósitos desse texto. Haja vista os conhecimentos docentes propostos por Lee Shulman, nas análises foram identificadas compreensões dos educadores no que se refere à organização curricular do conteúdo, ao conteúdo estatístico e pedagógico específico dessa área, bem como entendimentos pedagógicos gerais, especialmente sobre os modelos pedagógicos. Os professores também refletiram sobre a estruturação fragmentada do conhecimento e a importância de se pensar para além das disciplinas ou conteúdos. Além desses aspectos, destaca-se a relevância do grupo como um espaço para a partilha de práticas, experiências e conhecimentos docentes, o que propicia a construção de aprendizagens, a formação e o desenvolvimento profissional em Educação Estatística.
SCHREIBER, K. P.; PORCIÚNCULA, M.Um estudo sobre os conhecimentos docentes no contexto da educação estatística: reflexões sobre a intradisciplinaridade e a interdisciplinaridade. In: Anais do Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 25, 2022. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxvebrapem/453174-UM-ESTUDO-SOBRE-OS-CONHECIMENTOS-DOCENTES-NO-CONTEXTO-DA-EDUCACAO-ESTATISTICA--REFLEXOES-SOBRE-A-INTRADISCIPLINAR. Acesso em: . https//www.even3.com.br/anais/xxvebrapem/453174-UM-ESTUDO-SOBRE-OS-CONHECIMENTOS-DOCENTES-NO-CONTEXTO-DA-EDUCACAO-ESTATISTICA--REFLEXOES-SOBRE-A-INTRADISCIPLINAR