ESCOLHA A OPÇÃO AO LADO 

 

 


 

DISSERTAÇÕES

 

 

Autoeficácia estatística de estudantes de graduação : comparação entre áreas do conhecimento, relação com desempenho e fatores de atribuição

Autora: Marcia Senna de Souza  
Data de defesa : 11/10/2017

Acesse o texto clicando aqui


 

Evidências do desenvolvimento de competências ético-estéticas e políticas em uma sequência didática de estatística na Rede Marista

Autor: Jader Luiz Henz  
Data de defesa : 17/08/2018

Acesse o texto clicando aqui


 

 

As potencialidades lúdicas nas estratégias para o ensino e a aprendizagem estatística nos anos iniciais do ensino fundamental

Autora: Thays Rodrigues Votto  
Data de defesa : 30/07/2018

Acesse o texto clicando aqui


 

Estudo dos níveis de letramento estatístico e dos estádios de desenvolvimento cognitivo no Programa LeME

Autora: Gabriela Braz Lucas  
Data de defesa : 01/08/2019

Acesse o texto clicando aqui


 

Letramento estatístico na educação infantil : perspectivas e abordagens pedagógicas em um contexto de ensino remoto

Autora: Isadora Batisti Machado  
Data de defesa : 21/12/2023

Acesse o texto clicando aqui

 


 

Entrelaces entre a BNCC e o ensino de gráficos estatísticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autora: Ketlen de Castro da Silva  
Data de defesa : 11/04/2025

Acesse o texto clicando aqui

 


 

TESES 

   

 

A Educação Estatística Crítica no contexto da Tecnologia Social LeME na formação pré-profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, econômica e ambiental


Autora: Fernanda Angelo Pereira  
Data de defesa : 15/04/2024

Acesse o texto clicando aqui

 


 

Modelo Atitudinal do Professor com Intencionalidade Lúdico-Motivacional - MAPLud : uma síntese de fatores a partir do desenvolvimento do Projeto de Letramento Multimídia Estatístico LeME-FCC na Educação Básica

Autora: Thays Rodrigues Votto  
Data de defesa : 19/04/2023

 

Acesse o texto clicando aqui 

 


 

Conhecimento pedagógico do conteúdo estatístico : uma base profissional docente construída a partir de experiências partilhadas em um contexto de formação colaborativa

 

Autora: Karla Priscila Schreiber  
Data de defesa : 28/11/2022

Acesse o texto clicando aqui

BARCAROLO, P. H. ; MACHADO, J. ; SILVA, H. G. J. ; PORCIÚNCULA, Mauren . Ludicidade e Interdisciplinaridade por meio de Projeto de Aprendizagem: um caminho ao Letramento Estatístico e formação cidadã. In: Francisco Odecio Sales. (Org.). Pesquisas em Matemática: A pesquisa como princípio educativo. 1ed.Diadema: V&V Editora, 2021, v. 1, p. 112-127.

PORCIUNCULA, M. ; GIORDANO, C. C. ; SCHREIBER, K. P. ; PEREIRA, F. A. . Os impactos da estatística no protagonismo discente e na interdisciplinaridade na escola. Nexo Políticas Públicas, 08 fev. 2023.

Resumo:

O presente texto tem como objetivo relatar uma atividade com intencionalidade lúdica para promoção do Letramento Estatístico. Esta foi desenvolvida no oitavo ano de uma escola municipal de Rio Grande/RS. Projetos de Aprendizagem foram utilizados com o principal estratégia pedagógica. Durante a realização destes, a professora registrou em diários o que foi desenvolvido e, ao final, os estudantes registraram as próprias impressões. Ao analisar este corpus, aspectos atinentes à esperada ludicidade foram confirmados. Ademais, no desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem foi contemplada a interdisciplinaridade, a inclusão da cultura juvenil, bem como o protagonismo dos estudantes. Outrossim competências referentes ao Letramento Estatístico dos estudantes foram constatadas.

 

BARCAROLO, P. H. ; MACHADO, J. N. ; SILVA, H. G. J. ; PORCIÚNCULA, Mauren . LUDICIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE NO PROJETO DE APRENDIZAGEM: UM CAMINHO EM BUSCA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO E FORMAÇÃO CIDADÃ. In: VIII Jornada Nacional de Educação Matemática e XXI Jornada Regional de Educação Matemática, 2020, Passo Fundo. Educação matemática: identidade em tempos de mudanças, 2020.

Resumo:

Nesse texto, apresenta-se um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, no qual se buscou identificar e analisar os conhecimentos mobilizados por professores, participantes do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu), enquanto esses partilhavam suas experiências profissionais no que se refere à realização de práticas intradisciplinares e interdisciplinares. Transcrições das gravações de áudio dos sete primeiros encontros do grupo foram consideradas, sendo essas analisadas por meio técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Para esse trabalho apresenta-se as discussões referentes ao trecho do DSC, intitulado, “compreensões do Grupo MoSaiCo Edu sobre a intra e a interdisciplinaridade no contexto da Educação Estatística”, vislumbrando atender aos propósitos desse texto. Haja vista os conhecimentos docentes propostos por Lee Shulman, nas análises foram identificadas compreensões dos educadores no que se refere à organização curricular do conteúdo, ao conteúdo estatístico e pedagógico específico dessa área, bem como entendimentos pedagógicos gerais, especialmente sobre os modelos pedagógicos. Os professores também refletiram sobre a estruturação fragmentada do conhecimento e a importância de se pensar para além das disciplinas ou conteúdos. Além desses aspectos, destaca-se a relevância do grupo como um espaço para a partilha de práticas, experiências e conhecimentos docentes, o que propicia a construção de aprendizagens, a formação e o desenvolvimento profissional em Educação Estatística.

 

SCHREIBER, K. P.; PORCIÚNCULA, M.Um estudo sobre os conhecimentos docentes no contexto da educação estatística: reflexões sobre a intradisciplinaridade e a interdisciplinaridade. In: Anais do Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 25, 2022. Anais...Campina Grande(PB) UEPB, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxvebrapem/453174-UM-ESTUDO-SOBRE-OS-CONHECIMENTOS-DOCENTES-NO-CONTEXTO-DA-EDUCACAO-ESTATISTICA--REFLEXOES-SOBRE-A-INTRADISCIPLINAR. Acesso em: . https//www.even3.com.br/anais/xxvebrapem/453174-UM-ESTUDO-SOBRE-OS-CONHECIMENTOS-DOCENTES-NO-CONTEXTO-DA-EDUCACAO-ESTATISTICA--REFLEXOES-SOBRE-A-INTRADISCIPLINAR