Resumo:

A interdisciplinaridade e o ensino de estatística estão presentes em diversos documentos orientadores da educação, como nos PCNs e a BNCC. Por sua vez, esses documentos trazem como pretensão a formação de um sujeito capaz de observar, interpretar e transformar sua realidade, além de outras. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é de mapear a produção acadêmica, presente no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, sobre a interdisciplinaridade e o ensino de estatística no ensino médio, principalmente, com o desenvolvimento de projetos de aprendizagem. A importância e justificativa da escolha desse tema estão embasadas teoricamente pelos documentos já citados, pelas práticas interdisciplinares referida por Ivani Fazenda e Maria Pagan, pelo desenvolvimento do letramento estatístico na visão de Iddo Gal e os projetos de aprendizagem na visão das autoras Mauren Porciúncula e Suzi Samá. Metodologicamente, foram realizadas buscas simples nas fontes selecionadas, utilizando descritores associados ao tema e estrategicamente alguns refinamentos, recuperando uma série de produções. Através de uma análise interpretativa, realizada com base nesses títulos e resumos dos trabalhos selecionados, constatou-se a carência de referências que focalize a interdisciplinaridade, disseminando o ensino de estatística para além da Matemática.