Resumo:
Tradicionalmente, um texto com este teor é socializado em mostras de Ensino. No entanto, optamos por compartilhá-lo com a comunidade acadêmica de Iniciação Científica pois contempla um caminho metodológico que pressupõe interessar a este público. O objeto de estudo aqui apresentado é o Letramento Estatístico, que segundo Gal (2002), é definido por dois critérios, onde o primeiro é a capacidade das pessoas interpretarem e avaliarem de forma crítica, e o outro é a competência para discutir ou comunicar suas opiniões acerca dessas informações estatísticas. Antes de demonstrarmos os resultados, discussões e considerações, desejamos justificar o ínterim entre a coleta e esta publicação dos dados. A referida coleta foi realizada por uma estudante de pós-graduação (SÁ, 2015), que em sua qualificação, não analisou os dados em virtude de uma alteração do corpus a ser investigado. Esta publicação retoma tais dados e enfatiza possibilidades para esta análise, além de apresentar achados que nos fazem refletir sobre a Estatística na Educação Básica e Ensino Superior. Diante de tais dados, esta pesquisa tem como intenção investigar as habilidades e competências estatísticas de estudantes egressos da Educação Básica, e ingressos na Universidade Federal do Rio Grande – FURG em 2014.
BARCAROLO, Pedro; FARIAS, S. N. ; Porciúncula, Mauren . O LETRAMENTO ESTATÍSTICO DE ESTUDANTES INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR. In: 16ª Mostra de Produção Universitária, 2017, Rio Grande. Anais MPU 2017 - Congresso de Iniciação Científica, 2017.