- Detalhes
- Escrito por Mauren Porciuncula Moreira da Silva
- Categoria: Produtos e Processos
- Acessos: 148
O Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística - LabEst é sede do Grupo de Pesquisa de Educação Estatística - EduEst e Grupo InterNacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE, sediado no Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF da Universidade Federal de Rio Grande – FURG.
O LabEst também abre suas portas aos Projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão, Formação de Professores e Desenvolvimento Tecnológico, tais como o ‘Letramento Multimídia Estatístico - LeME’, ‘Ensino Apoio Tecnológico para uma Educação Lúdica e Interativa de Estatística - ATELIE’ e ‘Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística – MoSaiCo Edu’, além de disponibilizar seu espaço para capacitação dos seus integrantes e reuniões.
- Detalhes
- Escrito por Mauren Porciuncula Moreira da Silva
- Categoria: Produtos e Processos
- Acessos: 104
Sala de Aprendizagem de Estatística (SalAEst)
A SalAEst, é um sala de aula pensada e estruturada para o ensino e a aprendizagem de Estatística. Nela atuam orientandos de pós-graduação e bolsistas vinculados a projetos de ensino, extensão e pesquisa, envolvendo a promoção da ciência e tecnologia na resolução de problemas das diversas áreas de atuação da equipe proponente. O planejamento da SalAEst visa promover o ensino e a aprendizagem da estatística em um ambiente educacional flexível que possibilite a ação e a interação dos estudantes por meio de projetos de pesquisa em grupo, simulações, ambiente virtual de aprendizagem, material concreto e recursos audiovisuais. Com isso, pretende-se ampliar o conceito de aula, de interação e pesquisa para além da presença física em um mesmo espaço e ao mesmo tempo. Estes são equipados com computadores, lousa digital, tablets e multimídia bem como dez mesas hexagonais que potencializam a interação e o debate entre os estudantes.
- Detalhes
- Escrito por Mauren Porciuncula Moreira da Silva
- Categoria: Produtos e Processos
- Acessos: 162
Projeto alia letramento estatístico ao trabalho pedagógico interdisciplinar em escolas do município de Rio Grande (RS)
Letramento Multimídia Estatístico LeME: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos anos finais do Ensino Fundamental
Confira em: https://www.itausocial.org.br/divulgacao/central-de-pesquisas/#matematica
- Detalhes
- Escrito por Mauren Porciuncula Moreira da Silva
- Categoria: Produtos e Processos
- Acessos: 144
Apoio Tecnológico para uma Educação Lúdica e Interativa de Estatística - ATELIE
Já parou para pensar, como seria um projeto que auxilia professores e alunos com materiais didáticos e lúdicos para o ensino e aprendizagem de Estatística? E se a gente te contar que isso já existe… Sim, esse é o ATELIE!
Canal Youtube: https://www.youtube.com/@ateliefurg395
Página Instagram: https://www.instagram.com/ateliefurg/
Fundação:
O Projeto foi criado em março de 2020, com a coordenação da Prof.ª Dra. Mauren Porciúncula, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Conta, desde sua criação, com alunos da pós-graduação e da graduação da Universidade enquanto equipe executora. Este se originou de inquietações dos coordenadores acerca das potencialidades da aprendizagem de Estatística e Probabilidade em toda a Educação Básica para compreender o cenário atual de pandemia pelo CoronaVírus, e frente às dúvidas e anseios docentes para inserção dessa ciência em suas práticas, principalmente, nesse momento de ensino remoto. Assim, o mesmo foi implementado em setembro de 2020.
Objetivos:
O ATELIE tem como objetivo principal a construção materiais pedagógicos, com o auxílio de tecnologias, disponibilizando-as através de vídeos pela plataforma digital Youtube e físico no Laboratório de pesquisa, com a finalidade de promover aos professores da Educação Básica, possibilidades para o ensino de Estatística e Probabilidade.
O Projeto visa auxiliar na formação de professores e licenciandos acerca da Educação Estatística e Probabilística, nos diferentes níveis e etapas da Educação Básica. Para isso, tem a intenção de alcançar a compreensão de habilidades e competências, atinentes a Estatística e Probabilidade, descritas na Base Nacional Comum Curricular; Sistematizar estratégias pedagógicas, lúdicas e interativas para o ensino de Estatística e Probabilidade na Educação Básica; Construir materiais pedagógicas, valendo-se de tecnologias digitais, materiais pedagógicos, jogos, brincadeiras, histórias entre outros, que vão ao encontro das habilidades Estatísticas e Probabilísticas contidas na BNCC.
Estratégia pedagógica:
O Projeto tem a finalidade de promover aos professores subsídios para uma formação contínua acerca da Estatística e Probabilidade. Isso ocorre com materiais físicos e digitais, mas também com formações por meio de oficinas colaborativas, como acontece com o corpo docente do Programa LeME.
- Detalhes
- Escrito por Mauren Porciuncula Moreira da Silva
- Categoria: Produtos e Processos
- Acessos: 124
Resumo:
Este texto tem o objetivo de apresentar um projeto de investigação a nível de doutorado que tem como foco o estudo sobre a Tecnologia Social Letramento Multimídia Estatístico - LeME e a promoção da Educação Estatística Crítica na formação pré-profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, econômica e ambiental. O estudo buscará meios de investigar as vivências proporcionadas pelo LeME para uma formação estatística crítica de jovens no contexto da educação pré-profissionalizante, estudantes do Centro de Convívio dos Meninos do Mar - CCMar localizado na cidade do Rio Grande, RS. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e tem caráter qualitativo. O corpus está sendo constituído por meio de pesquisas de campo, entrevistas, questionários, instrumentos específicos, entre outros recursos que possam ser agregados para a coleta de dados pertinentes à investigação. Os participantes da pesquisa serão os estudantes do CCMar do segundo semestre de 2022 e do ano de 2023, além dos professores do LeME. A análise de tais dados decorrerá da metodologia de Análise de Conteúdo, que permitirá a tarefa de organizar e interpretar os dados, bem como a discussão com referências teóricas da área da Educação Estatística Crítica, mostrando as principais informações e resultados em busca dos objetivos propostos. Esta pesquisa se mostra relevante diante da disseminação de informações a partir de fontes de dados não confiáveis, com o objetivo de desinformar e manipular a opinião pública, dessa forma, o conhecimento estatístico crítico pode auxiliar o cidadão a fugir das armadilhas da desinformação.
PEREIRA, F. A.. A TECNOLOGIA SOCIAL LEME E A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA NA FORMAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL, ECONÔMICA E AMBIENTAL. In: XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2023, São Paulo. Anais do XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2022.