Profa. Dra. Mauren Porciúncula - Tutora Fernanda Lucht Samuel Nunes de Farias Raquel Ruiz Dos Santos Alexsandra da Rosa de Los Santos Pedro Henrique Barcarolo Karine Cunha Duarte Silva Hosana Crisostomo Cavalcante Debora Rodrigues Lima Alessandra Abade da Cruz Gabriela Machado Moura Jessica Martins Lima Milena Ruas Marques Maria Alice Passos Nogueira Hayane Cassales Fernandes Juliana Flores da Silva
O Programa de Educação Tutorial (PET) foi instaurado nas Instituições de Ensino Superior com o intuito de suprir as dificuldades enfrentadas por essas na questão indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, 57 CLAUDETE MIRANDA ABREU; SIMONE BARRETO ANADON; ALINE QUANDT KLUG; LILIAN DA SILVA NEY; DANIEL DA SILVA SILVEIRA (ORGS.) 58 prevista no artigo 207 da Constituição Federal do Brasil, assim possibilitando o cumprimento da Lei maior do país. O PET estabelece por meio do artigo 2º da Portaria nº 976/201 que regulamenta o programa, instituindo a tríade pesquisa, ensino e extensão como norteadora das ações realizadas pelo Programa. O programa possibilita a conexão entre a Universidade e a comunidade, trazendo a comunidade para dentro do meio acadêmico e fomentando o interesse destes pelo ensino superior e pelas possibilidades oferecidas. Além disso, possui papel de suma importância na formação dos acadêmicos, seja com histórias de vida, trajetórias e vivências da comunidade, que contribuem de forma extremamente favorável para a formação de ótimos profissionais e mais que isso, formação de cidadãos. O Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Estatísticos – PET SabEst, foi criado em 2010, por meio do Edital número 9 intitulado PET 2010 – MEC/SESu/SECAD. Neste Edital, o Governo Federal Brasileiro, representado pelo Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior – SESu e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD, convocaram as Instituições de Ensino Superior - IES a apresentarem propostas de criação de novos grupos, no âmbito do Programa de Educação Tutorial – PET, de acordo com o estabelecido na Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005, a Portaria MEC nº 591, de 18 de junho de 2009, com as alterações da Portaria MEC nº 975, de 27 de julho de 2010, publicada no Diário Oficial da União de 28 de julho de 2010, o Decreto n° 6.170/2007, a Portaria Interministerial 127/2008 (MEC, 2010). A Constituição Federal do Brasil, de 1988, quando dispõe sobre a Educação, institui no artigo 207 que as Universidades devem obedecer ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Esta organicidade pressupõe a formação superior como síntese de três grandes processos, quais sejam: processos de transmissão de apropriação do saber historicamente sistematizado, a pressupor o ensino; processos de construção do saber, a pressupor a pesquisa e os processos de objetivação ou materialização desses conhecimentos, a pressupor a intervenção sobre a realidade e que, por sua vez, retornam numa dinâmica de retroalimentação do ensino e da pesquisa (MARTINS, 2008, p. 5). Todavia, ainda hoje é muito comum se observar nas Instituições de Ensino Superior (IES) a dificuldade na implementação desta diretriz, pois, muitas vezes, tais frentes de produção de conhecimento são trabalhadas de forma independente e os recursos financeiros para a promoção de projetos que compreendam os três princípios são, comumente, escassos. O Pet Conexões de Saberes Estatísticos – PET SabEst, além de seguir os preceitos estabelecidos pelos grupos PETs, também buscou uma articulação com o Projeto Pedagógico da FURG. Assim sendo, desde sua constituição, atua no Ecossistema Costeiro e busca produzir, organizar e disseminar o conhecimento sobre esse ambiente através do ensino, da pesquisa e da PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: 25 ANOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FURG 59 extensão em Educação Estatística. De forma indissociável, entre esses três eixos, vêm procurando criar condições para que os estudantes egressos do PET sejam participantes, criativos, críticos e responsáveis, diante dos problemas atuais da sociedade, contribuindo com que a FURG seja cada vez mais voltada para os problemas nacionais, regionais e comunitários. Estes aspectos também atendem os objetivos da FURG, de buscar a educação em plenitude, desenvolvendo a criatividade e o espírito crítico, propiciando os conhecimentos necessários à transformação social; e ainda formar seres humanos nos âmbitos cultural e social, tecnicamente capazes de promover a integração harmônica entre o ser humano e o meio ambiente (FURG, 2011). PET SabEst, por atuar inserido na região costeira, promove as interrelações entre a universidade e a comunidade deste ambito. Explicita esta identidade institucional, de interação com o cordão litorâneo, por meio de atividades relacionadas à temática da Educação Estatística. A justificativa da escolha desta temática é decorrente da demanda de comunicação oral e escrita crítica, e a possibilidade de interpretação de informações estatísticas, por sujeitos que vivem na atual sociedade da informação em rede. A apropriação de conceitos estatísticos, para além da realização de cálculos por meio de fórmulas, pode possibilitar aos petianos, futuros profissionais, analisarem informações, por meio de estatísticas, em suas jornadas de trabalho. Ademais, por meio de ações do PET, esta possibilidade de desenvolvimento de habilidades estatísticas se amplia para a sociedade, na medida em que os petianos, desde a formação básica, a emanam para a comunidade em que estão inseridos. Nesse sentido, por estar inserido na região costeira, o PET promove as inter-relações entre a Universidade e a comunidade pertencente a esse locus. Levando em consideração a complexidade que o ecossistema costeiro demanda nas suas atividades de produção do conhecimento estatístico, para que suas ações de extensão, ensino e pesquisa se desenvolvam e estejam articuladas com os agentes sociais. Também dada a definição da filosofia da FURG ser voltada para o ecossistema e demandar uma instituição, e consequentemente um PET, compromissado com a comunidade, leva a uma formação acadêmica completa marcada pela qualidade formal e política, fundamentada em metodologias que destaquem a sensibilidade solidária para com esta comunidade. Esta especificidade de voltar-se ao ecossistema costeiro implica a criação e a difusão de conhecimento estatístico compromissado em compreender a complexidade do próprio ecossistema costeiro em todas as suas manifestações, quer sejam de ordem natural, social, cultural, histórica, o que é possível através da Estatística. Assim, o PET Conexões de Saberes Estatísticos vem contribuindo com a FURG para que sua ação educativa tenha impacto comunitário e contribua para a melhoria da qualidade de vida dos sujeitos, gerando desenvolvimento regional. CLAUDETE MIRANDA ABREU; SIMONE BARRETO ANADON; ALINE QUANDT KLUG; LILIAN DA SILVA NEY; DANIEL DA SILVA SILVEIRA (ORGS.) 60 Com o objetivo de socializar as ações desenvolvidas, relataremos algumas experiências vivenciadas pelo PET SabEst. Tal relato descreve o processo de preparação, de estudo, de pesquisa técnico-científica, e de elaboração empreendido para que cada uma das atividades possa ser posta em prática pelos petianos.