• Cassio Cristiano Giordano
  • Gabriela Braz
  • Isadora Batisti Machado
  • Pedro Henrique Barcarolo

DOI: 

https://doi.org/10.34117/bjdv8n10-283

Keywords: 

formação continuada de professores, ensino de probabilidade e estatística, anos iniciais do ensino fundamental, formação de professores em rede, BNCC

Abstract

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC ampliou o espaço dedicado ao ensino de Probabilidade e Estatística na Educação Básica brasileira, trazendo novas demandas aos professores que ensinam a Matemática. A formação inicial nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia tem se mostrado falha no campo da Estocástica. As políticas públicas voltadas à formação continuada, em termos práticos, são quase inexistentes. Esse cenário mobilizou os membros do Grupo de Trabalho GT12 – Educação Estatística, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM. A partir de suas discussões iniciadas em 2021, emergiram duas propostas de formação continuada gratuita: a primeira, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, voltada aos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, subdividida em três módulos temáticos: Estatística, Probabilidade e Educação Financeira. A segunda, tema desse relato, foi dedicada aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Em sua fase inicial, no primeiro semestre de 2022, quatro polos (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Universidade de Uberaba – UNIUBE, Universidade Federal do Pará – UFPA e Universidade Federal do Rio Grande – FURG). Ofereceram o curso virtual “Práticas docentes: ensino de Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, com carga horária de 30h (atividades síncronas e assíncronas). Apresentaremos, aqui, os primeiros passos para a formação dessa rede de universidades, a partir do polo FURG. A receptividade dos professores e seu interesse por seu aprimoramento profissional em Educação Estatística nos motivou, não somente a dar prosseguimento a essa iniciativa como também expandir para outras universidades essa proposta, no segundo semestre deste ano.