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Categoria: Produtos e Processos
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Resumo:

O ensino da Estatística está preconizado nos documentos oficiais que embasam a educação brasileira como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Este orienta o ensino da Estatística por meio da construção e interpretação de gráficos e tabelas, apresentando ênfase à realização de pesquisas, técnicas de amostragem, compreensão das medidas de tendência central, a partir do contexto social no qual se encontram os alunos. Nesse contexto, este trabalho apresenta a experiência da primeira autora licencianda de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande - FURG com a Educação Estatística e o Programa de Letramento Multimídia Estatístico – LeME, o LeME nas escolas. Por meio de observações e participações, foram acompanhadas as reuniões, o planejamento das aulas, que se propõem desenvolver o Letramento Estatístico. Durante este período, foi ressaltada a importância da Educação Estatística para formação dos alunos e da autora como docente.

 

MACHADO, J. N.; VOTTO, T. R. ; BRAZ, G. ; PORCIÚNCULA, Mauren . PROGRAMA DE LETRAMENTO MULTIMÍDIA ESTATÍSTICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. In: Encontro de Alfabetização Matemática do Extremo Sul GaúchoALFAMAT Sul, 2019, Rio Grande. Anais do I Encontro de Alfabetização Matemática do Extremo Sul Gaúcho, 2019. Disponivel em: https://wp.ufpel.edu.br/geemai/files/2020/02/Final-Alfamat-2020-1.pdf