Resumo:
Neste trabalho são analisados os conhecimentos docentes na perspectiva da Estatística, partilhados por professores em formação inicial, a partir das experiências docentes vivenciadas no Programa de Letramento Multimídia Estatístico – LeME. Para isso, foram consideradas as transcrições de um grupo focal, realizado com estes licenciandos, analisadas conforme a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultados desta análise, haja vista os conhecimentos docentes propostos por Lee S. Shulman, pode-se destacar a mobilização de conhecimentos pedagógicos mais gerais, como o planejamento, gerenciamento da sala de aula e o estabelecimento de relações mais próximas com os discentes. Já as compreensões mais específicas para o ensino de Estatística, abrangeram estratégias e materiais pedagógicos, além do reconhecimento do contexto educacional na construção dos conhecimentos estatísticos. Portanto, estas compreensões constituem a Base de Conhecimento para o ensino de Estatística, as quais podem refletir tanto na formação, como na prática docente.
SCHREIBER, K. P.; MACHADO, J. N.; GREQUE Jr., L. S.; PORCIÚNCULA, M. Quando professores em formação inicial compartilham práticas e conhecimentos docentes em prol do Letramento Estatístico, 14, 2021. In: Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Anais.. Pelotas (RS) Pelotas, p. 01-10, 2021. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/egem2021/files/2021/07/070.pdf. Acesso em: