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Categoria: Produtos e Processos
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Resumo:

Este estudo, de caráter metodológico qualitativo-quantitativo, caracteriza-se como uma pesquisa piloto da dissertação de mestrado da primeira autora. O objetivo geral da pesquisa e compreender quais habilidades referentes a Estatística estão sendo aprimoradas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Estas são preconizadas nos documentos oficiais que norteiam a Educação neste nível de ensino. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura do tipo Estado do Conhecimento. Participaram da pesquisa quantitativa 12 professores deste nível de ensino que lecionam em uma escola da rede municipal de Rio Grande/RS. O procedimento utilizado para a coleta de dados consiste na aplicação de um questionário que abrange questões relacionadas à formação inicial e continuada dos professores, tempo de serviço docente, e como disciplinas de Estatística cursadas durante a graduação. Ainda possuía uma lista de habilidades preconizadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na qual os professores deveriam elencar quais estão desenvolvendo em sua prática pedagógica. Para a análise dos dados, utilize-se a Estatística Descritiva. Os resultados demonstraram que as habilidades aprimoradas com maior frequência, indicadas pelos próprios professores participantes da pesquisa são: interpretação de informações contidas em imagens, interpretação de tabelas e gráficos e coleta e organização de informações. Diante dos resultados dessa pesquisa, percebe-se que maior ênfase vem sendo atribuída a Estatística Descritiva, em comparação com o ciclo investigativo de uma pesquisa, corroborando os achados da revisão de Estado do Conhecimento

Schreiber, K. P., Votto, T., Braz, G., & Porciúncula, M. (2020). As contribuições do exercício da docência desde a formação inicial de professores: um estudo de caso do projeto de letramento estatístico. Anais do VPCT 2020 encontro internacional, Vila Real, Portugal, 3.