Resumo:
O presente texto tem como objetivo relatar uma atividade com intencionalidade lúdica para promoção do Letramento Estatístico. Esta foi desenvolvida no oitavo ano de uma escola municipal de Rio Grande/RS. Projetos de Aprendizagem foram utilizados com o principal estratégia pedagógica. Durante a realização destes, a professora registrou em diários o que foi desenvolvido e, ao final, os estudantes registraram as próprias impressões. Ao analisar este corpus, aspectos atinentes à esperada ludicidade foram confirmados. Ademais, no desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem foi contemplada a interdisciplinaridade, a inclusão da cultura juvenil, bem como o protagonismo dos estudantes. Outrossim competências referentes ao Letramento Estatístico dos estudantes foram constatadas.
BARCAROLO, P. H. ; MACHADO, J. N. ; SILVA, H. G. J. ; PORCIÚNCULA, Mauren . LUDICIDADE E INTERDISCIPLINARIEDADE NO PROJETO DE APRENDIZAGEM: UM CAMINHO EM BUSCA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO E FORMAÇÃO CIDADÃ. In: VIII Jornada Nacional de Educação Matemática e XXI Jornada Regional de Educação Matemática, 2020, Passo Fundo. Educação matemática: identidade em tempos de mudanças, 2020.